A magia do vinho

A história

O vinho, um dos ícones da tradição milenar, é capaz de nos remontar a tempos longínquos na história da humanidade. Com uma infinidade de segredos e nuances é um elo entre gerações, sua magia reside na capacidade de unir pessoas e enriquecer experiências.

Para muitos é uma obra de arte repleta de tradição, cultura e prazer. É um verdadeiro elixir! 

Nas sociedades antigas o vinho era considerado uma rica herança dos antepassados e várias culturas ainda preservam essa característica com valor incomparável.

Contudo, cada garrafa contém uma história familiar, de labor e cuidados, que se transforma em alegria no momento em que afloram seus aromas e sabores ao revelar-se em uma taça. A vida, sem exageros, se torna melhor nesse instante. 

Experiência holística

A experiência holística propiciada pela degustação do vinho é algo ímpar na cultura enológica. A arte líquida provida pelo enólogo perpassa a mera ação da deglutição para proporcionar o prazer de uma vivência social, gastronômica e deleitável.

A vinificação

Não obstante, no processo de vinificação é possível perceber o esmero dos vitivinicultores na lida do campo, como acontecia na Geórgia há cerca de 8 mil anos, celebrada também pelos egípcios e romanos, e evolui em constante colaboração da tecnologia até os dias atuais, revelando um potencial infindável de combinações e descobertas. Dos Balcãs à Califórnia, o vinho continua superando expectativas. 

As possibilidades são intermináveis. Os mais de dez mil tipos de uvas permitem infinitas associações e crescem exponencialmente quando influenciados pelos terroirs.

Tal qual um leitor ávido diante da Biblioteca do Congresso, impotente diante da oportunidade de escolha de livros que jamais será capaz de ler, assim é o enófilo ao considerar a hipótese de degustar todos os vinhos de uma adega como a Bewine Ressort na Serra Gaúcha. 

A alquímia

Como se fosse um laboratório alquímico, o processo de vinificação é produto de experimentos que visam descobrir a melhor mistura: considera-se o momento ideal da colheita da uva, o solo, o clima, a topografia onde as uvas são cultivadas, o tempo de contato com as cascas, onde serão armazenadas.

Barris de carvalho, tanques de inox ou concreto, ânforas de argila e, depois de tudo, a própria garrafa, contribuem para a fermentação da bebida dos deuses. Aliás, gregos e romanos disputam a origem do vinho: para os primeiros, foi Dionízio, já para os outros, foi Baco quem presenteou a humanidade.

Portanto, cada garrafa tem o potencial de proporcionar momentos inesquecíveis. As influências dos terroirs e harmonizações tendem ao infinito, e diversas harmonizações revelam a riqueza cultural de nosso povo, de norte a sul, e enriquece, com suas experiências as boas e agradáveis taças de vinho degustadas.

Com requinte, às vezes com uma simplicidade autêntica, vamos construindo nossa história nesse mundo que se abre. E para nós, brasileiros, ele está apenas começando.  Voilà!

https://www.instagram.com


Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *